Jornal Escolar AE Muralhas do Minho | 2023-2024
Têm os jovens consciência cívica e política?
Joana Yusty, 12.º A | 04-06-2024
Os jovens têm noção dos desafios que o futuro encerra, mas coloca-se a questão de serem capazes de provocar mudanças efetivas a longo prazo.
Na minha opinião, os jovens têm claramente consciência cívica e política em relação ao mundo como o vemos hoje, independentemente do tempo. Muitas vezes, enfatizam-se as diferenças entre os jovens de hoje e os de antigamente, mas não penso que exista uma diferença significativa entre gerações.
A adolescência é conhecida por ser o momento na vida de uma pessoa em que ela começa a formar a sua personalidade e ideologia, e passa a afirmar mais fortemente as suas opiniões. Apesar de ser verdade que os adolescentes podem muitas vezes não estar bem informados sobre detalhes políticos, já sabem o que pretendem e o que acham justo, pelo que são também capazes de formular opiniões sobre o que querem mudar no mundo. Um exemplo disto é visto na internet, com o tema do conflito entre Israel e a Palestina, já que os jovens debatem sobre a situação por interesse próprio e sentimento de injustiça.
Relativamente à própria ação de mudar o mundo, também considero que têm capacidade de o fazer, uma vez que, como se costuma dizer, o futuro é dos jovens, são eles que decidem como vão mudar as coisas, conforme uma vontade coletiva. Temos o conhecido exemplo de Greta Thunberg, que lutou, acompanhada principalmente por outros jovens, pela conservação do ambiente.
Concluindo, os jovens não só são “capazes” como são essenciais para a mudança, e sempre o serão.
“But the facts do not lie. And we know that our emperors are naked.” – Greta Thunberg