A Páginas Tantas
Propomos-te uma viagem em várias etapas ao mundo da ciência e das descobertas científicas, o que te permitirá não só saber um pouco mais sobre o mundo que te rodeia, mas também sobre ti próprio.
O físico Richard Feynman afirmou que, se tivéssemos de reduzir a história científica a uma única declaração importante, essa seria: “Todas as coisas são feitas de átomos”.
Na verdade, para que estejas aqui agora, a ler este texto, foi preciso que biliões de átomos errantes tivessem tido a amabilidade de juntar-se de uma maneira complexa de forma a criar-te. É uma combinação tão única e minuciosa que nunca foi tentada antes. Durante muitos anos, estas minúsculas partículas irão dedicar-se à missão de te manter inteiro, permitindo que usufruas da experiência supremamente agradável, mas geralmente subestimada, a que chamamos existência.
No entanto, embora milagrosa em alguns aspetos, a vida é de uma banalidade química desconcertante: carbono, hidrogénio, oxigénio e azoto, um pouco de cálcio, uma pitada de enxofre e um pouco de outros elementos igualmente comuns — nada que não se encontre na farmácia mais próxima — são tudo o que é preciso. Os átomos que te constituem só são especiais porque te constituem. É esse o verdadeiro milagre da vida.
Ilustração: Frédérique Vayssières
“See that the imagination of nature is far, far greater than the imagination of man.” – Richard Feynman