Jornal Escolar AE Muralhas do Minho | 2024-2025
Estágios profissionais fazem a ponte entre a educação e o mercado de trabalho
Margarete Rodrigues | 17-06-2025
Os cursos profissionais são uma modalidade de educação do ensino secundário cujos percursos se caracterizam por uma forte ligação ao mundo profissional.
O primeiro e o segundo ano da formação em contexto de trabalho dos alunos do 11.º D e 12.º D teve início no dia 14 de maio e termina no dia 15 de julho, perfazendo 300 horas de trabalho.
Ao longo do ano letivo, estabeleceram-se contactos, elaboraram-se protocolos, e preparou-se toda a documentação necessária para que os alunos efetuassem estágios pedagógicos em Valença, Monção, Viana do Castelo e no estrangeiro.
A formação em contexto de trabalho faz parte integrante do plano de estudos destes cursos, sendo planeada e desenvolvida num contexto profissional inerente ao perfil do curso de cada aluno.
O estágio permite experimentar e mobilizar competências numa determinada área ou ramo de atividade, fomentar o trabalho em equipa e remeter o aluno para uma perspetiva mais concreta do mundo laboral.
Durante o período de realização dos estágios, os formandos são acompanhados por um monitor, indicado pela entidade de acolhimento, e por um professor orientador, designado pela coordenação pedagógica.
Diversas entidades da região acolheram os alunos do 11.º D em estágio e, a três alunos do 12.º D, o Programa Erasmus+VET proporcionou a oportunidade de desenvolverem a sua atividade laboral, por um período de um mês, na cidade de Valência, Espanha, na empresa Negócios Inteligentes 7 Experience – Lug Energy, situada na zona industrial de Xirivella.
IES Federica Montseny: ponto de encontro para mobilidades Erasmus+ VET
Erasmus+ VET | 17-06-2025
O IES Federica Montseny de Burjassot possui acreditação Erasmus+, uma condição necessária para poder candidatar-se a ações de mobilidade no âmbito do programa.
A docente Margarete Rodrigues participou, de 11 a 13 de junho, no âmbito do programa Erasmus + VET, numa atividade de job shadowing no IES Federica Montseny, em Valência, Espanha.
A docente partilhou boas práticas e testemunhou in loco o modo de funcionamento da escola, quer a nível de gestão, quer a nível das metodologias de ensino e dos projetos europeus.
No primeiro dia, foi recebida pela Direção e pela equipa Erasmus+. De seguida, assistiu a uma aula de língua estrangeira, na qual um aluno espanhol entrevistava duas professoras da Universidade de Los Angeles, e visitou os ateliers de formação profissional dos cursos lecionados na escola: mecatrónica; sistemas informáticos de telecomunicações; dietética; cuidados dentários; farmácia e parafarmácia; enfermagem; e atividades económicas.
De tarde, a docente visitou a empresa LugEnergy, entidade acolhedora da formação em contexto de trabalho de três alunos do 12.º D, que realizaram um estágio de 160 horas na empresa, entre os dias 15 de maio e 13 de junho.
Um dos objetivos desta atividade foi o reforço da parceria com o IES Federica Montseny.
3.ª Edição das Jornadas Erasmus+ reúne professores e alunos no AEMM
Margarete Rodrigues | 05-06-2025
As mobilidades Erasmus+ oferecem a alunos e docentes novas oportunidades de enriquecimento académico e profissional através de experiências de aprendizagem e trabalho no estrangeiro.
No dia 4 de junho, realizou-se a 3.ª edição das Jornadas Erasmus+, no auditório do AE Muralhas do Minho, em Valença, das 14h30 às 18h00. O evento contou com a presença do diretor do Centro de Formação Vale do Minho, Jorge Fernandes, da subdiretora do Agrupamento, Manuela Alves, da coordenadora do Erasmus+, Margarete Rodrigues, de docentes do coro do Agrupamento, e de participantes no Programa Erasmus+, projeto n.º 2024-1-PT01-KA121-VET-000213111.
Durante o evento, os docentes partilharam experiências de destaque sobre os cursos estruturados e de intercâmbio, realizados nas cidades de Helsínquia, Roma, Split e Barcelona, e as conclusões sobre as atividades de observação de boas práticas em escolas de Manavgat, Antalya e de Valência.
Foi dado a conhecer o exemplo de um projeto Erasmus+ VET de sucesso, realizado em parceria com a escola IES Federica Montseny de Burjassot, em Valência. O trabalho desenvolvido ao longo de quatro anos reforçou a convicção de que os alunos do ensino profissional do Agrupamento estão aptos a realizar estágios pedagógicos em empresas no estrangeiro.
Os alunos Kayla Santos, Tiago Sanlez e Josué Andrade, do 12.º D (TIE/TGEI), reconheceram que a mobilidade a Valência para fins de aprendizagem é algo que os distingue dos demais alunos do ensino profissional, tendo constituído uma oportunidade única para o seu crescimento pessoal e profissional.
Alunos do 10.º D visitam o Centro de Produção de Conteúdos da RTP Norte
Nuno Ribeiro e Guiomar Rodrigues | 27-05-2025
O Centro de Produção de Conteúdos da RTP Norte é um dos principais centros de produção de conteúdos da televisão pública portuguesa.
No dia 21 de maio, os alunos do 10.º ano dos cursos profissionais de Técnico de Audiovisuais e Logística visitaram as instalações do Centro de Produção de Conteúdos da RTP Norte, em Vila Nova de Gaia.
Os alunos contactaram com o ambiente de trabalho dos profissionais de jornalismo e técnicos de imagem, vídeo e som, visitando a redação de informação, a régie de áudio e imagem, e os diversos estúdios.
O programa incluiu ainda uma passagem pelos arquivos, pelo mural com os melhores momentos dos programas da RTP Norte, e uma visita ao estúdio onde é filmado o programa Praça da Alegria.
O dia terminou com uma ida ao cais de Gaia e à zona ribeirinha da cidade do Porto.
Apresentação das Provas de Aptidão Profissional dos alunos do 12.º D
Margarete Rodrigues | 15-05-2025
A defesa de uma prova de aptidão profissional é um momento marcante, que conclui um processo e inicia outro, ainda mais abrangente.
No passado dia 13 de maio, os alunos da turma finalista, 12.º D, dos Cursos Profissionais Técnico(a) de Instalações Elétricas e de Gestão de Equipamentos Informáticos, realizaram a apresentação e defesa das Provas de Aptidão Profissional (PAP) no auditório da escola sede. Este trabalho, desenvolvido ao longo do ano letivo, representa um passo importante na formação pessoal e profissional dos alunos, gerando competências fundamentais para o mundo laboral e para a vida.
A PAP foi avaliada por um júri constituído por representantes de empresas, nomeadamente, Rosária Barbosa, da Iluza, Ivo Brito, da Rocha e Brito, e André Coelho, que representou a Câmara Municipal de Valença. Contou também com a presença da adjunta da Direção, Isabel Pereira, da coordenadora dos cursos profissionais, Margarete Rodrigues, dos diretores de cursos, Hélder Domingues e Jorge Campos, e dos professores orientadores das provas, Cristina Amoedo e Joel Ribeiro.
O momento foi decisivo para a conclusão do percurso académico dos alunos, que defenderam trabalhos muito elaborados e de praticidade evidente.
Curso em Split aborda metodologias para combater o abandono escolar e inclui visitas culturais
Margarete Rodrigues | 25-03-2025
Duas professoras do AEMM participaram no curso “Strategies for Reducing Early School Leaving”, realizado na Croácia.
No âmbito do projeto Erasmus+, Ação-chave 1, as docentes Margarete Rodrigues, do grupo disciplinar 330, e Eulália Penas, do grupo disciplinar 430, frequentaram o curso “Strategies for Reducing Early School Leaving”, em Split, na Croácia, de 15 a 21 de março de 2025.
O curso teve início no sábado, com atividades interculturais que permitiram conhecer os colegas dos diferentes países. No dia seguinte, domingo, foi abordado o abandono escolar precoce, as teorias de motivação e a psicologia positiva.
Na segunda-feira, os participantes visitaram uma escola profissional de Transportes e Logística e conheceram o sistema educativo croata. Pela tarde, decorreu uma visita guiada pela cidade, ao Palácio Diocleciano, localizado no coração do centro histórico de Split, uma das mais impressionantes construções da Croácia e um testemunho da grandiosidade da arquitetura romana.
Na terça-feira, foi trabalhado o poder do pensamento positivo, inteligência emocional e técnicas de mindfulness, bem como as funcionalidades da ferramenta digital Active Floor. Pela tarde realizou-se uma visita guiada à cidade de Trogir. Com mais de dois mil anos de história, Trogir reúne palácios, igrejas, torres e fortalezas numa pequena ilha. Em 1997, o seu centro histórico foi declarado Património Mundial da Humanidade pela Unesco.
Na quarta-feira, o docente Jakov Bajic falou do papel desempenhado pelo pensamento crítico numa formação holística. Pela tarde, realizou-se uma visita guiada ao Parque Nacional de Krka e à cidade de Šibenik.
Na quinta-feira, dia 20, os participantes captaram pequenos registos dos monumentos e editaram um vídeo, que apresentaram ao grupo.
Na sexta-feira, realizou-se uma caça ao tesouro para testar conhecimentos. Por último, decorreu a cerimónia de entrega dos diplomas aos 16 professores participantes.
Alunos do ensino secundário na 16.ª edição da Feira Qualifica
Margarete Rodrigues | 13-03-2025
Este ano, as áreas da Feira incluíram o Espaço Ensino, Study Abroad e o Espaço Institucional, destinado à participação de entidades oficiais e institucionais.
Os alunos e professores das turmas do ensino secundário regular e profissional, membros da Associação de Pais e Encarregados de Educação e a psicóloga do AEMM visitaram, no dia 12 de março, a Qualifica – Feira de Educação, Formação e Juventude.
O tema desta edição – “Aprendizagem ao longo da vida” – refere-se à aquisição contínua de conhecimento e aperfeiçoamento profissional.
A Qualifica, que decorre até ao dia 15 de março de 2025 na Exponor, em Matosinhos, conta com a participação de várias universidades, escolas superiores e centros profissionais, de norte a sul do país, e de empresas dedicadas às áreas do ensino.
Os alunos participaram de uma forma dinâmica nas atividades propostas pelas entidades presentes, ampliando os seus conhecimentos técnicos e o sentido crítico.
Professoras do AEMM participam em atividade de job shadowing na Turquia
Erasmus+ VET | 13-03-2025
A iniciativa Erasmus+ reforçou a importância da internacionalização no ensino, proporcionando aos participantes novas perspetivas e ferramentas para enfrentar os desafios da educação do século XXI.
No âmbito do programa Erasmus+, entre os dias 3 e 7 de março, as professoras Ângela Evangelista, Manuela Magalhães e Paula Lages participaram numa enriquecedora experiência de job shadowing na escola Namik Karamanci Fen Lisesi e na escola Şule-Muzzaffer Büyük Kiz Mesleki ve Teknik Anadolu Lisesi, em Manavgat / Antalya, Turquia. Esta iniciativa proporcionou uma imersão na realidade educativa turca, promovendo o intercâmbio de boas práticas pedagógicas e o desenvolvimento profissional das docentes.
Durante a estadia, as professoras tiveram a oportunidade de assistir a aulas de diversas disciplinas, incluindo Matemática, Física, Inglês, ICT, Química e Alemão, abrangendo os alunos do 9.º ao 12.º ano. Esta experiência permitiu uma observação direta das metodologias de ensino aplicadas, proporcionando uma reflexão sobre as práticas pedagógicas e a adaptação de estratégias inovadoras ao contexto escolar português.
Além disso, a agenda incluiu também atividades variadas na Escola Profissional Şule-Muzaffer Büyük Kız Mesleki ve Teknik Anadolu Lisesi, que oferece diversos cursos técnicos e profissionais. Entre as áreas de formação disponíveis, destacam-se: as Tecnologias de Informação, o Desenvolvimento e Educação Infantil, o Design Gráfico e Fotografia, os Serviços de Beleza e Cuidados Capilares e os Serviços de Alimentação e Bebidas. Entre outras atividades, as professoras participaram numa cooking class onde tiveram a oportunidade de preparar pão juntamente com as alunas.
Para além do contexto educativo, esta experiência foi complementada com visitas culturais a locais emblemáticos da região, permitindo um conhecimento mais profundo da cultura e história turcas. Estas atividades culturais reforçaram a compreensão do contexto social e educativo, promovendo uma visão mais abrangente da realidade do ensino na Turquia.
A participação nesta atividade de job shadowing revelou-se uma oportunidade única para as professoras envolvidas, contribuindo significativamente para o desenvolvimento das suas competências profissionais. A troca de experiências e a observação de diferentes abordagens pedagógicas enriqueceram a sua prática docente, incentivando a inovação e a melhoria contínua do ensino na nossa escola.
Alunos do ensino profissional conhecem o processo produtivo da Lear
Visitas de Estudo | 12-03-2025
A Lear Corporation fabrica assentos e sistemas elétricos para automóveis.
No dia 11 de março, alunos e professores do 12.º D – Técnico de Instalações Elétricas e Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos – visitaram as instalações da empresa Lear, sediada na zona industrial de Gandra, em Valença. Os alunos foram acompanhados pelos professores Margarete Rodrigues e Silvino Santos.
Na Lear, foram recebidos pela responsável dos recursos humanos, Dr.ª Cristina Freitas, e pela Dr.ª Claúdia Sousa, que fez uma breve apresentação da empresa e das regras de segurança.
Equipados com as proteções necessárias, alunos e professores percorreram a nave que faz parte do processo produtivo da empresa, com foco na automação, manutenção, qualidade e logística.
Nesta visita, tiveram, para além da assistência dos recursos humanos, o apoio do responsável pela automação e manutenção, tendo este dado explicações sobre a atividade dentro da empresa.
A Lear Corporation emprega hoje, em Valença cerca de 500 trabalhadores, exportando para mais de 15 países. É uma das entidades acolhedoras da formação em contexto de trabalho dos alunos do ensino profissional do Agrupamento, bem como dos alunos estrangeiros de Erasmus+ VET oriundos da escola parceira IES Federica Montseny de Valência, Espanha.
A opinião dos alunos
“Considero que a visita engloba a nossa área, como eletricistas. Conseguimos ver como funciona a automação, nos robôs e na própria fábrica.” – André Vieira
“Foi muito interessante ver o trabalho que é produzido na fábrica Lear Corporation. Foi muito bom ver os vários processos que são feitos na linha até ao produto final, e gostei de ver a linha muito automatizada.” – Tiago Sanlez
“Excelente visita para conhecer o processo da fabricação de peças do ramo automóvel, no qual as linhas já são automatizadas, áreas de trabalho inerentes à nossa formação.” – Miguel Loureiro
Open Days da ESCE-IPVC: atividades académicas e oportunidades para o futuro
Eventos | 28-02-2025
Os Open Days da ESCE-IPVC decorreram no dia 27 de fevereiro, na Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), em Valença, e o nosso Agrupamento esteve presente mais uma vez.
A escola esteve representada nos Open Days ESCE-IPVC com os alunos finalistas e professores do ensino regular e profissional, que obtiveram informação relevante sobre a oferta formativa da ESCE 2025/2026, para ingressarem no ensino superior e dar continuidade aos seus estudos no futuro.
A convidada especial, Lara Lopes, jornalista da RTP, é natural de Valença. Já quis ser cantora, economista e ministra, mas encontrou o seu caminho na televisão.
Foi um dia diferente, com muitas atividades académicas, nas quais os alunos se habilitaram a ganhar prémios.
O evento iniciou-se com o acolhimento da Associação de Estudantes e dos alunos de Marketing, seguido das diferentes apresentações dos cursos, com especial destaque para as licenciaturas: Contabilidade e Fiscalidade; Gestão da Distribuição e Logística; Marketing e Comunicação Empresarial; Organização e Gestão Empresarias. Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSPs) ministrados são: Contabilidade e Gestão para PME; Marketing Digital e E-Commerce; Transportes e Logística.
O almoço decorreu em ambiente académico e serviu para uma integração dos alunos, que interagiram com outras escolas do distrito e com os alunos da ESCE que já estão a realizar a formação de nível superior.
Esta participação nos Open Days contribuiu para a qualificação e diversificação da formação sociocultural, específica e técnica dos(as) alunos(as) do Agrupamento, dando-lhes informações relevantes para projetarem o seu futuro.
Alunos dos cursos profissionais dinamizam evento de Carnaval no polivalente
Margarete Rodrigues | 26-02-2025
Em 2025, o Carnaval comemora-se no dia 4 de março. É uma festa de origem pagã que se celebra sempre a uma terça-feira.
Decorreu, no 25 de fevereiro 2025, o Carnaval, dinamizado pelas turmas do 10.º D, 11.º D e 12.º D do ensino profissional, no polivalente na escola sede do Agrupamento. Na atividade, para além das guloseimas, bolos caseiros, crepes, cachorros-quentes e hambúrgueres, não faltaram os disfarces, com a temática da segurança e defesa pública.
Foi feito, pela turma do 12.º D, do curso Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, o jogo do Bingo carnavalesco.
Houve muita animação, música, dança e uma feirinha para angariação de fundos para a viagem e baile de finalistas das turmas do ensino profissional.
Visita à Gestamp Cerveira: alunos contactam com o futuro da indústria automóvel
Margarete Rodrigues | 14-01-2025
A Gestamp Cerveira é uma empresa que se dedica ao fabrico de componentes e conjuntos metálicos para o setor automóvel, pertencendo ao Grupo Gestamp Automoción, com cerca 100 fábricas e presença internacional em 20 países.
No dia 14 de janeiro, os alunos da turma D do 11.º ano, do Curso Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores e Técnico de Informática de Gestão, acompanhados pelos docentes de Economia, Eulália Penas, e de Tecnologias Aplicadas, Hélder Domingues, deslocaram-se à empresa Gestamp Cerveira, Lda., localizada na Zona Industrial, Polo II, em Vila Nova de Cerveira.
A visita promoveu o contacto com a realidade do mundo empresarial, consolidando aprendizagens. A Gestamp Cerveira, Lda. é uma empresa que vem há muito colaborando com o Agrupamento, quer na aproximação dos alunos ao mundo empresarial, quer na receção de alunos do ensino profissional para a realização da formação em contexto de trabalho, quer, ainda, na empregabilidade proporcionada a ex-alunos.
Na receção da empresa, fomos recebidos pela responsável do Departamento dos Recursos Humanos, Ana Outerelo, e a sua equipa, que nos fez uma apresentação da empresa e nos deu os guias de visita. Após a preparação da entrada, equipados com os EPEIs, alunos e professores percorreram as naves que fazem parte do processo produtivo, com foco na automação, informática, manutenção, qualidade e logística. Nesta iniciativa, os alunos tiveram também oportunidade de assistir ao funcionamento dos sistemas automatizados, tais como os robôs utilizados nas linhas de montagem das peças, aos veículos autoguiados e comboios logísticos.
Da teoria à prática: alunos conhecem processos inovadores na fábrica BorgWarner
Margarete Rodrigues | 13-12-2024
O grupo BorgWarner é um dos maiores produtores mundiais na área de eletrificação da indústria automóvel destinada à produção de motores para veículos elétricos e híbridos.
No dia 12 de dezembro, os alunos da turma D do 11.º ano, do Curso Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores e Técnico de Informática de Gestão, e da turma D do 12.º ano, do Curso Técnico de Instalações Elétricas e Gestão de Equipamentos Informáticos, acompanhados pelos docentes Margarete Rodrigues, Amália Ferreira, Nuno Ribeiro e Joel Ribeiro deslocaram-se à empresa norte-americana BorgWarner Emissions Systems, localizada no Parque Empresarial de Lanheses, em Viana do Castelo.
Na receção, fomos recebidos pelo responsável do Departamento de Recursos Humanos, Luís Feijó, e pela sua equipa. Por questões de segurança, durante a visita às instalações, os alunos foram divididos em três grupos.
Equipados com o vestuário, calçado e proteções apropriados, percorremos as naves, que fazem parte não só do processo produtivo da empresa, com foco na automação, informática, manutenção, qualidade e logística, mas também de todo o trabalho que se realiza na fábrica, desde a preparação da matéria-prima ao processo de fabrico, embalagem e preparação para envio ao cliente. Os alunos assistiram também ao funcionamento dos sistemas automatizados: robôs utilizados nas linhas de montagem das peças, veículos autoguiados e comboios logísticos.
A BorgWarner Emissions Systems é uma empresa que colabora há muito com o Agrupamento, quer na aproximação dos alunos ao mundo empresarial, quer na receção de alunos do ensino profissional para a realização da formação em contexto de trabalho, quer, ainda, na empregabilidade proporcionada a muitos ex-alunos.
A multinacional americana, líder mundial em componentes de alta tecnologia para a indústria automóvel, esteve instalada em Valença durante dez anos antes de transferir, em 2014, a sua primeira unidade para Lanheses.
‘Com as minhas próprias mãos’: alunos do 12.º D aprendem a defender os seus direitos
Margarete Rodrigues | 10-12-2024
A Declaração Universal dos Direitos Humanos é uma carta de princípios que estabelece e defende os direitos e liberdades do indivíduo, independentemente do seu género, nacionalidade, etnia, religião ou qualquer outra condição.
No âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, os alunos do 12.º D, cursos TIE e TGEI, desenvolveram atividades alusivas ao tema, com o objetivo de promoverem o conhecimento dos direitos humanos e sensibilizarem para a sua importância.
Na disciplina de Inglês, analisaram a canção “With my own two hands”, de Ben Harper, e constataram que o reggae ganhou reconhecimento mundial na década de 1970, graças, em grande parte, a artistas como Bob Marley, que usaram a música para se manifestarem contra a injustiça social, o colonialismo, a pobreza e a desigualdade. De seguida, os alunos participaram nas atividades “Stop Discrimination” e “Say no to racism”, criando posters e role-plays, sob a orientação da docente da disciplina.
Esta celebração, integrada no projeto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, pretendeu passar a mensagem de que devemos ser mais interventivos na promoção e defesa dos direitos humanos, no sentido de haver uma educação cívica e consequente responsabilização na aplicação da máxima “Todos diferentes, todos iguais”.
Um vislumbre do futuro: alunos visitam as feiras Concreta e ELETRICA
Margarete Rodrigues | 22-11-2024
Na Exponor, as feiras Concreta e ELETRICA sensibilizam os visitantes para a descarbonização da arquitetura e engenharia.
No dia 22 de novembro, os alunos e professores das turmas do 10.º D, 10.º E, 11.º D e 12.º D dos cursos profissionais saíram da escola com rumo a Leça da Palmeira.
Esta visita teve como objetivo conhecer o espaço envolvente do Farol da Boa Hora, passando perto da antiga refinaria da Petrogal, e visitar as feiras Concreta e ELETRICA, organizadas pela Exponor.
Este ano, a Concreta teve como tema “Sustentabilidade e Descarbonização” e trouxe várias novidades, de modo a promover as tendências das áreas da construção, arquitetura, design e engenharia do futuro. Foram apresentadas as mais importantes empresas portuguesas e estrangeiras do setor, que representam a vanguarda das soluções e tecnologias do futuro.
A visita permitiu transpor para contextos reais conteúdos das disciplinas da formação técnica dos oito cursos profissionais do Agrupamento, captando o interesse e a motivação dos alunos, dotando-os de competências e “alicerces” para o mundo do trabalho. Todo o trabalho prévio tido na programação da visita resultou muito positivo na sua concretização.
A opinião dos alunos
Excelente visita. Visualização de várias marcas e materiais que utilizamos no dia-a-dia, nas nossas vidas, e ainda podemos vir a utilizar. Gostei da caminhada até ao farol. (André Vieira, 12.º D, curso TIE)
Achei interessante termos visto as empresas nacionais e internacionais que vendem produtos para a área do curso. Tudo ótimo e nenhum ponto fraco. (Tiago Sanlez, 12.º D, curso TIE)
Achei a feira muito interessante, pois pudemos aprender mais sobre os materiais e as empresas. Gostei muito de conhecer o Farol da Boa Hora. (Vânia Silva, 12.º D, curso TGEI)
Gostei muito da Feira ELETRICA e do percurso pedestre em Leça. Gostaria de voltar ao farol. Não há pontos fracos. (Julieta Sosa, 11.º D, curso TIG)
Nunca tinha ido tão perto de um farol. Na Feira ELETRICA foi muito bom aprender sobre as novas tecnologias, novos materiais e ver equipamentos nacionais. (Ariana Álvaro, 11.º D, curso TIG)
Gostei de ver as variedades de materiais e equipamentos industriais. (Guilherme Souza, 11.º D, curso TEAC)
Em Roma, professores exploram fronteiras da IA na educação
Erasmus+ VET | 15-11-2024
A Inteligência Artificial (IA) é um setor em rápido crescimento nas tecnologias digitais que promete uma revolução em muitos domínios, incluindo a educação.
Entre os dias 4 e 9 de novembro, os professores Elvis Costa, Jorge Fernandes e Hélder Domingues participaram do curso “Artificial Intelligence for Education: Exploring the Frontiers of ICT”, promovido pela Europass Teacher Academy, na capital italiana. O curso teve como objetivo fornecer aos professores o conhecimento, o know-how e a confiança para incorporar as ferramentas de Inteligência Artificial (IA) nas suas metodologias de ensino.
Os participantes, oriundos de vários países, aprenderam como aproveitar as ferramentas de Inteligência Artificial para criar experiências de aprendizagem dinâmicas que ajudem os alunos a explorar questões complexas. Tiveram ainda a oportunidade de explorar ferramentas e recursos alimentados por IA e desenvolver planos de aula integrando a IA nas suas práticas de ensino. Os intervenientes participaram diariamente em “discussões do dia”, onde puderam aplicar os conhecimentos adquiridos, trocar ideias e desenvolver projetos colaborativos com educadores de outras escolas.
Os docentes consideram que o curso ampliou as suas perspetivas sobre a personalização do ensino e a utilização de IA a fim de tornar a aprendizagem mais interativa e eficiente. A formação também incluiu discussões sobre ética e privacidade, visando o uso responsável da tecnologia em contextos educacionais. Com a aprendizagem adquirida, pretende-se promover oficinas de formação para professores do Agrupamento por forma a aproveitar o potencial da IA no ensino.
Em Braga, alunos visitam o Leroy Merlin e a Bosch Car Multimédia Portugal
Margarete Rodrigues | 07-11-2024
A visita decorreu de forma muito positiva, permitindo estreitar relações interpessoais, proporcionando aprendizagens significativas a todos os participantes.
No dia 6 de novembro, os alunos dos cursos profissionais Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, e Técnico de Informática de Gestão, acompanhados pelos docentes de Automação e Computadores, Inglês e Linguagens de Programação deslocaram-se a Braga.
Primeiro, a turma visitou as instalações da loja Leroy Merlin com o objetivo de analisar os vários equipamentos, materiais e componentes elétricos e eletrónicos que os alunos utilizarão num projeto da sua prova de aptidão profissional, a realizar no próximo ano letivo.
A Leroy Merlin é uma multinacional francesa que está presente em Portugal desde 2003 e conta atualmente com 11 lojas e mais de 2200 colaboradores no nosso país. Faz parte do Grupo Adeo, um ecossistema internacional com 32 empresas em 12 países e mais de 98.000 colaboradores.
De tarde, a visita à empresa alemã Bosch Car Multimédia Portugal S.A., localizada na União de Freguesias de Lomar e Arcos S. Paio, em Braga, proporcionou aos alunos a oportunidade de conhecerem o funcionamento da unidade alemã e observarem a produção e desenvolvimento de sistemas de informação, de entretenimento e de instrumentação para a indústria automóvel. Seguidamente, foi-nos proporcionada uma visita guiada a uma linha de produção onde nos foram apresentados alguns dos produtos produzidos na unidade fabril, nomeadamente sensores, radares e painéis frontais dos tabliers, de diversas marcas de automóveis.
Destaca-se o forte cariz inovador e tecnológico, que possibilitou aos alunos observar o desempenho dos vários robôs ao longo de toda a linha de produção, bem como a aplicação crescente dos Automated Guided Vehicles – AGV. Os alunos ainda puderam conhecer o trabalho desenvolvido no departamento de Manufacturing Digital (MFD) bem como as linguagens de programação utilizadas.
Comunidade escolar celebra o Halloween
Margarete Rodrigues | 05-11-2024
O Halloween – ou Dia das Bruxas – celebra-se anualmente, nos países anglófonos, no dia 31 de outubro.
O Halloween celebrou-se com grande entusiasmo na escola sede do Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho! Todos os alunos puderam dar largas à sua imaginação e criatividade. As turmas do 11.º D e 12.º D do ensino profissional, conjuntamente com os alunos e professores do ensino especial, dinamizaram diversas atividades, com muita música e animação.
O polivalente foi decorado de forma criativa, e as aranhas não só embelezaram o ambiente, como também apareceram nos pratos, dando um toque especial à comida. As abóboras, enfeitadas com muito carinho, as máscaras e os fatos assustadores, garantiram que a magia da data estivesse presente. E, claro, não poderia faltar a venda de doçuras para condimentar ainda mais a festa.
Alunos do 11.º ano dos cursos profissionais visitam o Tribunal Arbitral de Consumo, em Viana do Castelo
Margarete Rodrigues | 16-10-2024
Os tribunais arbitrais são entidades competentes para resolver alguns tipos de conflitos, de acordo com a sua competência, através da mediação, da conciliação e da arbitragem.
No passado dia 14 de outubro, os alunos do 11.º ano, dos Cursos Profissionais Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores e Técnico de Informática de Gestão realizaram uma visita ao Tribunal Arbitral de Consumo, em Viana do Castelo.
A palestra a que assitiram foi uma oportunidade para refletirem não só sobre a importância dos direitos e deveres dos consumidores e empresas, como também sobre os mecanismos de resolução de conflitos de consumo através da mediação, conciliação e arbitragem que esta entidade dispõe.
Representação do Agrupamento em formação internacional em Helsínquia
Erasmus+ VET | 02-09-2024
O Erasmus+ apoia o desenvolvimento profissional das pessoas que trabalham no domínio do ensino e formação profissionais (EFP) através de períodos de formação no estrangeiro.
De 26 a 31 de agosto, as professoras Ângela Evangelista, Margarete Rodrigues e Paula Lages participaram na formação “Discover the 7Cs: Learning for Life (and Work) in the 21st Century”, que teve lugar em Helsínquia, na Finlândia. Este evento reuniu educadores de diversos países para explorar as competências essenciais do século XXI, conhecidas como as “7 Cs”: Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico, Cidadania Digital, Consciência Global e Competências para o mundo do trabalho.
Durante a formação, as professoras trocaram experiências com colegas estrangeiros e aprenderam novas metodologias que podem ser aplicadas nas suas salas de aula. As atividades incluíram workshops e discussões sobre como preparar os alunos para os desafios do futuro.
Durante a semana, foram ainda proporcionadas aos formandos várias atividades culturais, nomeadamente uma visita guiada à cidade e à Biblioteca Central Oodi.
A Equipa Erasmus+: Ângela Evangelista, Margarete Rodrigues e Paula Lages.
“An organization’s ability to learn, and translate that learning into action rapidly, is the ultimate competitive advantage.” – Jack Welch