Escola Ciência EFP Ensino Concursos Opinião Livros PLNM Família Mais

Click

Jornal Escolar AE Muralhas do Minho | 2024-2025


Como manter o seu filho seguro online

Tecnologia | 28-04-2025

5 formas de ajudar a manter as experiências online do seu filho positivas e seguras.

À medida que os seus filhos crescem, é provável que passem cada vez mais tempo na internet.

Há muitos aspetos positivos nesta atividade, como manter-se ligado aos amigos e à família, perseguir interesses e fazer parte de comunidades. Mas nem sempre a experiência é segura e positiva para as crianças e jovens.

Eis como pode ajudar o seu filho a maximizar todas as vantagens que a internet e as tecnologias digitais têm para oferecer, protegendo-o simultaneamente de potenciais danos.

1. Defina com clareza um conjunto de regras básicas

Tenha conversas honestas com os seus filhos sobre as pessoas com quem comunicam e como, e quem pode ver o que publicam online.

Explique que tudo o que é publicado — fotografias, vídeos, comentários, o que partilham com os outros e o que os outros publicam e partilham com eles e sobre eles — deixa um rasto de informação. Para garantir que estão a deixar uma “pegada digital” positiva, devem estar atentos ao que fazem e dizem.

Certifique-se de que compreendem que o contacto discriminatório ou inadequado nunca é aceitável. Ninguém deve espalhar rumores ou partilhar histórias ou fotografias ofensivas ou embaraçosas. O que pode parecer uma piada inofensiva para uma pessoa pode ser profundamente ofensivo para outras.

Se o seu filho tiver alguma experiência online que o faça sentir-se perturbado, desconfortável ou assustado, encoraje-o a contar-lhe imediatamente a si ou a um adulto de confiança.

Muitas vezes, as crianças “conhecem” os autores de assédio ou abuso online, pelo que é importante ajudá-las a estarem alerta e a saberem como reagir a quaisquer comportamentos problemáticos que encontrem.

Trabalhe com o seu filho para estabelecer regras sobre como, quando e onde utilizar os dispositivos.

2. Utilize a tecnologia para o proteger

Verifique se o dispositivo do seu filho está sempre atualizado e com o software mais recente, e se as definições de privacidade estão ativas e configuradas para minimizar a recolha de dados, de modo a que as pessoas não vejam qualquer informação privada.

Ajude o seu filho a aprender a manter a privacidade das informações pessoais. Se as definições de privacidade não forem seguras, qualquer pessoa pode ver as suas informações.

Mantenha as webcams cobertas quando não estiverem a ser utilizadas. Para as crianças mais novas, ferramentas de controlo parental, como a pesquisa segura, podem ajudar a manter as experiências online positivas.

Tenha cuidado com os recursos gratuitos, incluindo os educativos. Se for pedido ao seu filho que forneça uma fotografia ou o seu nome completo, certifique-se de que se trata de um sítio Web de confiança.

3. Passe algum tempo com ele online

Crie oportunidades para que o seu filho tenha interações seguras e positivas online com amigos, familiares e consigo. A ligação com os outros pode ser uma excelente oportunidade para dar o exemplo de bondade e empatia nas interações virtuais.

Ajude o seu filho a reconhecer e a evitar a desinformação, os conteúdos inadequados para a idade e os que podem causar ansiedade ou outros danos. Apresente-lhes fontes de informação fiáveis.

As crianças e os jovens podem ser expostos a publicidade que promova alimentos pouco saudáveis, estereótipos de género ou material impróprio para a idade. Ajude-os a reconhecer os anúncios online e aproveite a oportunidade para explorarem em conjunto o que está errado em algumas das mensagens negativas que vêem.

Passe algum tempo com o seu filho para identificar aplicações, jogos e outro entretenimento online adequados à idade. Esteja atento a aplicações que possam ter conteúdos nocivos ou representar riscos para a privacidade.

4. Dê o exemplo de hábitos saudáveis online

Promova um comportamento positivo online, praticando-o você mesmo. Tenha em atenção o exemplo que dá e o que partilha sobre o seu filho, incluindo as suas fotografias e vídeos.

Incentive o seu filho a ser amável e a apoiar os amigos e a família enviando mensagens ou emojis positivos.

Se o seu filho tiver aulas online, incentive-o a respeitar os outros e a ter em atenção o que pode ser visto na câmara para manter a privacidade.

Esteja atento se o seu filho parecer perturbado ou reservado. Assegure-lhe que o facto de sofrer assédio nunca é culpa dele e que não deve guardar segredo.

Familiarize-se com as políticas de aprendizagem digital da escola. Procure linhas de apoio e recursos locais para saber quais são as questões mais recentes sobre como manter as crianças seguras e como denunciar o ciberbullying ou conteúdos inadequados.

5. Deixe-o divertir-se e exprimir-se

Passar tempo em linha pode ser uma ótima oportunidade para os seus filhos serem criativos, aprenderem, usarem a sua voz para partilharem opiniões e apoiarem causas que são importantes para eles.

Incentive o seu filho a utilizar recursos na internet que o ajudem a levantar-se e a mexer-se, como vídeos de exercício para crianças e jogos de vídeo que exijam movimento físico.

Não se esqueça de equilibrar as atividades em linha com um estilo de vida ativo e recreativo para um equilíbrio saudável em todos os aspetos da vida.

Traduzido de: How to keep your child safe online. UNICEF.


| Ler mais

Bullying na escola: O que fazer?

Ano letivo 2022-2023

Como ter uma conversa com as crianças sobre acontecimentos atuais e tópicos difíceis?

24-09-2024

Como falar com os seus filhos sobre conflitos e guerras

08-11-2024

Situações de bullying: como os espetadores podem fazer a diferença

13-01-2025

Sinais de alerta: a dependência digital que afeta as nossas crianças

24-01-2025

Jogos tradicionais em família: diversão e ligação com as crianças

29-01-2025

Como reconhecer sinais de stress nas crianças

31-01-2025

Tertúlia ‘Conhecer as Cicatrizes Invisíveis da Violência Doméstica nas Crianças e Jovens’

31-01-2025

Proibição de telemóveis nas escolas, por si só, não melhora as notas nem o bem-estar, diz estudo

10-02-2025

Atividades de leitura estimulam o desenvolvimento das crianças

21-03-2025

Ambientes familiares enriquecem a experiência de leitura no pré-escolar

21-03-2025



“The way we talk to our children becomes their inner voice.” – Peggy O’Mara