Jornal Escolar AE Muralhas do Minho | 2024-2025
Aluno Gabriel Lima é o vencedor do concurso para criação da bandeira do AEMM
Concursos | 30-04-2025
Uma bandeira é um símbolo visual que representa uma nação, um estado, uma equipa e, neste caso, um agrupamento de escolas.
O autor do trabalho vencedor foi o aluno Gabriel Lima, do 9.º F, que recebeu como prémio um vale da Rádio Popular, no valor de 75 euros. Aos restantes sete finalistas foi atribuído um certificado de participação no concurso.
No dia 13 de março, os professores Elvis Costa, José Veríssimo e Sueli Freire, do grupo disciplinar de Educação Visual, procederam à seleção dos 56 projetos apresentados a concurso, de acordo com os critérios do artigo 5.º do regulamento. Selecionaram oito trabalhos para votação pelo júri.
No dia 25 de março, reuniram-se os elementos do júri, constituído por: Bruna Rodrigues, presidente da Associação de Estudantes; Fátima Pereira, coordenadora dos assistentes operacionais; Filomena Ferreira, professora; Goreti Lopes, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação; e Isabel Pereira, adjunta da Direção.
Foram avaliados os oito trabalhos selecionados, que obtiveram uma pontuação entre 0,9 e 2,7 pontos.
De acordo com o estipulado no artigo 6.º do regulamento do concurso, os oito trabalhos foram também expostos e sujeitos a votação pela comunidade escolar. A proposta H, com 8,6 pontos, foi a mais votada.
A apresentação da bandeira representativa do AEMM será realizada na cerimónia do hastear da bandeira.
Comunidade escolar une-se para promover valores fundamentais
PAA | 27-01-2025
A celebração do “Dia Escolar da Não Violência e da Paz” é uma iniciativa não-governamental, não-oficial, independente, livre e voluntária, praticada atualmente em escolas de todo o mundo.
O “Dia Escolar da Não Violência e da Paz” comemora-se a 30 de janeiro. Esta data foi instituída em 1964, em Espanha, pelo poeta e pedagogo espanhol Llorenç Vidal Vidal.
O dia foi escolhido como forma de assinalar o falecimento do pacifista indiano Mahatma Gandhi, em 1948, que defendia: “Não existe um caminho para a paz; a paz é o caminho.”
O objetivo da atividade programada para dia 30 — a criação da “Pomba da Paz” e de um cordão humano — é sensibilizar os elementos da comunidade escolar para a necessidade de uma educação que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência.
Magia do Natal brilha no Bloco D: tributo às assistentes operacionais e ao seu trabalho
Aires, Carlos e David, 11.º C; Gonçalo e Miguel, 9.º B; Joel, 8.º E | 16-12-2024
Queremos agradecer a todas as assistentes operacionais da escola, em particular às do Bloco D! Bem hajam pela vossa entrega e alegria que transmitem! Feliz Natal!
Os alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho, este ano letivo, foram abençoados com as decorações natalícias nos vários blocos de aulas da escola, elaboradas pelas assistentes operacionais (AO).
O nosso bloco é o D, local onde passamos mais tempo a aprender, com a ajuda dos nossos professores. Começamos a reparar que, cada dia, havia algo diferente no Bloco D. Na quarta-feira, dia 11 de dezembro, fizemos uma visita ao Bloco D, com as professoras Catarina Domingues e Filipa Teixeira e tiramos bastantes fotografias!
As nossas AO têm feito um excelente trabalho, tanto na limpeza e manutenção dos espaços, como na sua decoração. Criaram um espaço próprio para reciclagem, que é feita pelas mesmas com a ajuda dos alunos, e também criaram um espaço para Perdidos e Achados, onde poderemos procurar pertences nossos esquecidos nas salas. Excelentes iniciativas!
Este ano há muita magia no ar e um ambiente natalício de conto de fadas!
“Teaching is the greatest act of optimism.” – Colleen Wilcox