Escola Ciência EFP Ensino Clubes Opinião Livros PLNM Família Mais

Click

Jornal Escolar AE Muralhas do Minho | 2024-2025


Sinais de alerta: a dependência digital que afeta as nossas crianças

Tecnologia | 24-01-2025

O uso prolongado das tecnologias digitais pode ser problemático, com efeitos físicos e psicológicos adversos, quando implica o dispêndio de uma grande quantidade de tempo.

Charges do Bruno

Em termos gerais, o uso dos ecrãs pode ser considerado saudável quando tem um propósito e decorre durante um período de tempo razoável. Este uso pode ser problemático, com efeitos físicos e psicológicos adversos, quando implica o dispêndio de uma grande quantidade de tempo. Reconhece-se atualmente que o uso prolongado da internet, das redes sociais ou dos videojogos pode resultar em sintomas semelhantes aos de dependência de substâncias psicoativas.

A dependência online pode ser definida como o uso excessivo e descontrolado de determinadas aplicações, resultando em interferências nas relações sociais e nas atividades da vida diária, como as escolares, académicas ou profissionais. Desencadeia reações adversas semelhantes à abstinência (e.g., ansiedade, agressividade, raiva, etc.), quando não existe a possibilidade de aceder às aplicações desejadas.

Quais os sinais de dependência da internet e de videojogos em crianças e jovens?

Estes são alguns dos potenciais sinais de alarme em crianças e jovens com uso patológico da internet e dos videojogos:

Esteja atento ao comportamento dos seus filhos e defina regras claras em relação ao uso de aparelhos eletrónicos.

Fonte: Info Criança

“The way we talk to our children becomes their inner voice.” – Peggy O’Mara