Escola Ciência EFP Ensino Clubes Opinião Livros PLNM Família Mais

Click

Jornal Escolar AE Muralhas do Minho | 2024-2025


Ensino explícito: como funciona?

Educação | 03-09-2024

No ensino explícito, o professor encoraja a aprendizagem dos alunos através de explicações claras, demonstrações e práticas orientadas, conduzindo-os a uma melhor compreensão do objeto da aprendizagem.

O ensino explícito teve origem na investigação sobre a eficácia do ensino, não foi deduzido de uma teoria. É a síntese de um grande número de observações e de experiências que identificaram fatores associados a um melhor aproveitamento dos alunos, organizados num conjunto coerente de práticas.

Vários elementos do ensino explícito foram, no entanto, justificados teoricamente, em ligação com a arquitetura cognitiva humana: papel das memórias de trabalho e de longo prazo, funcionamento da atenção, necessidade de uma participação ativa ou o papel da consolidação da aprendizagem.

Consiste numa disposição de práticas pedagógicas baseadas em princípios comuns que estruturam a conceção das aulas:

Há, no ensino explícito, uma parte assumida de transmissão de conteúdos, mas esta representa apenas uma pequena fração de tempo de uma aula. O modelo implica que o professor verifique a compreensão dos alunos e uma interação constante.

É compatível com as diversas formas de organização e de gestão da turma, quer se trate de trabalho a pares, em grupo, ou de trabalho colaborativo.

O modelo centra-se na participação ativa dos alunos na sua aprendizagem. O professor solicita permanentemente a sua participação e reflexão, coloca questões, incita-os a gerar hipóteses e faz comentários apropriados, de modo a fazê-los rever a sua própria compreensão do objeto de aprendizagem. Acima de tudo, o ensino explícito pressupõe a prática intensa dos conteúdos a aprender.

O professor organiza as atividades com base nas capacidades que os alunos necessitam de adquirir para progredir no domínio de uma competência. O professor conduz a aula, ensina, supervisiona, questiona ou faz comentários, desafiando constantemente os alunos e verificar os seus níveis de compreensão.

O ensino explícito baseia-se na ideia de que é necessário partir do simples para o complexo. Trata-se de identificar previamente as etapas necessárias para a aquisição de um conteúdo, determinando as diferentes capacidades ou conhecimentos envolvidos, fazendo corresponder cada atividade a um determinado objetivo de aprendizagem.

A finalidade é o domínio da competência de nível mais elevado.

Fonte: Iniciativa Educação

“Teaching is the greatest act of optimism.” – Colleen Wilcox