Jornal Escolar AE Muralhas do Minho | 2024-2025
Como a vida era antigamente
Cláudio Afonso Conraria | Ano letivo 2020-2021
Em 2021, o Cláudio Conraria ganhou o 2.º prémio na terceira edição do concurso “As imagens do património”, promovido pelo ‘Ponte... nas Ondas!’*
Nesta foto, tirada em 1964, podemos ver os meus avós paternos e também uma das minhas tias, a praticar a agricultura num campo perto do rio Minho e onde também hoje há uma ecopista.
Eles estavam a utilizar um animal a puxar um arado e enxadas, que eram os instrumentos mais utilizados naquela altura. Normalmente, cultivavam-se batatas e couves, assim como o milho, mas a maior parte era para dar de comer aos animais. Ao redor do campo podem ver-se vinhas, o que também era bastante comum e um muro com bastante vegetação e árvores à volta, onde depois se situavam mais campos. Todos estes campos eram dos meus familiares e todos ajudavam a cultivar os campos dos outros, pois não era muito fácil conseguir comida, uma vez que o dinheiro era pouco, e a zona onde se situavam não era muito habitada.
Esta foto, para mim, é importante pois sempre me lembra de como a vida era antigamente e também me lembra de como a minha avó me contava histórias sobre esse tipo de coisas e como as faziam.
Fonte: Memoria e patrimonio: unha boa práctica co PCI. Xunta de Galicia.
*Destinado às escolas da Galiza e de Portugal, o concurso “As imagens do património”é um exemplo da transmissão do património cultural imaterial às novas gerações, e da ponte que se pode estabelecer entre a comunidade e o ensino formal.
“Culture is a way of coping with the world by defining it in detail.” – Malcolm Bradbury