Escola Ciência EFP Ensino Clubes Opinião Livros PLNM Família Mais

Click

Jornal Escolar AE Muralhas do Minho | 2024-2025


Alunos da ‘Escola de Mediadores’ visitam o Tribunal Arbitral de Consumo de Viana do Castelo

Joana Sampaio | 22-10-2024

A visita proporcionou aos alunos que participam no clube escolar “Escola de Mediadores” a oportunidade de observarem situações reais de mediação.

Andrii Yalanskyi / Behance

A visita ao Tribunal Arbitral de Consumo de Viana do Castelo, realizada no dia 14 de outubro, envolveu a turma 11.º D do ensino secundário do curso profissional e alunos da turma 10.º C do ensino secundário do curso científico-humanísticos, decorrendo no âmbito do projeto escolar Mediação de Conflitos em contexto escolar, apoiado pela Câmara Municipal de Valença. O principal objetivo da iniciativa foi proporcionar uma experiência direta e ativa aos alunos, permitindo que conhecessem o funcionamento deste tribunal e entendessem o papel da mediação na resolução de conflitos de consumo.

Além de fomentar práticas de resolução pacífica de conflitos, a visita também teve como propósito motivar os alunos que participam no clube escolar “Escola de Mediadores”, oferecendo-lhes uma oportunidade de se conectarem com situações reais de mediação e de observarem como são resolvidas. Outro objetivo foi apoiar os alunos que integram o projeto DECO Jovem e que desenvolvem o tema dos direitos do consumidor, criando uma ponte entre os conhecimentos aprendidos em sala de aula e as situações reais vividas no dia-a-dia.

Para tal, os alunos viajaram de comboio até Viana do Castelo e, após chegarem ao Estação Viana Shopping, foram conduzidos às instalações do Tribunal Arbitral de Consumo, localizado no Interface de transportes urbanos e interurbanos. A visita foi organizada em três momentos principais: uma introdução sobre o tribunal e seu funcionamento, o desenvolvimento de casos práticos junto dos alunos, e por fim, uma visita formal às instalações.

Esta experiência prática proporcionou aos alunos uma visão mais concreta da importância da mediação e dos meios alternativos na resolução de conflitos, incentivando uma maior compreensão e participação ativa em questões de cidadania, nomeadamente no que toca à defesa dos direitos do consumidor.

Joana Sampaio é Mediadora de Conflitos do AEMM

“The quality of our lives depends not on whether or not we have conflicts, but on how we respond to them.” – Thomas Crum