Escola Ciência EFP Ensino Clubes Opinião Livros PLNM Família Mais

Click

Jornal Escolar AE Muralhas do Minho | 2024-2025


As redes sociais na sociedade atual

Lara Ferreira, n.º 5, 12.º B | 27-09-2024

Apesar das suas desvantagens, a existência das redes sociais tornou a forma como comunicamos mais prática, rápida e eficiente.

Addy Feuerstein / Behance

Embora concorde que há pessoas que usam as redes sociais para se mostrarem ao mundo e outras para se esconderem por detrás de uma identidade falsa, não acredito que estas sejam as únicas finalidades deste meio.

Acredito que as redes sociais sejam fundamentais hoje em dia, sendo quase impossível voltarmos a viver sem elas, pois já estão demasiado implementadas na nossa sociedade. E embora tenham os seus efeitos negativos e sejam utilizadas de forma questionável por alguns, acredito que os efeitos positivos os ultrapassem.

Um dos vários efeitos positivos das redes sociais nos dias de hoje é a comunicação com aqueles que estão mais distantes de nós, por exemplo, através das redes sociais conseguimos, não só enviar mensagens e telefonar, mas também trocar vídeos, fotos, mensagens de voz, entre outras coisas essenciais para não perder um contacto próximo com familiares e amigos que não estejam perto fisicamente. Outro aspeto também relevante poderá ser o impacto que as redes sociais têm na divulgação de pequenos e médios negócios, como é visível cada vez mais nos dias de hoje surgem pequenos negócios, principalmente na área dos têxteis, que precisam de ser divulgados para chegar a mais pessoas e ter mais clientes e eventualmente se expandir. As redes sociais são fulcrais nesse aspeto, por ser possível divulgar qualquer negócio ou produto, e chegar facilmente a milhares de pessoas.

Concluindo, acredito que apresentei duas das várias formas corretas de utilizar as redes sociais, tendo claramente a noção que nem todos as utilizam da melhor maneira, acredito que elas sejam uma mais-valia na atualidade e no futuro, se todos aprendermos a utilizá-las.

“Social media is about sociology and psychology more than technology.” – Brian Solis