Jornal Escolar AE Muralhas do Minho | 2024-2025
Alunos portugueses demonstram elevados níveis de literacia digital em estudo internacional
Educação | 14-11-2024
Os resultados do estudo internacional ICILS - International Computer and Information Literacy Study 2023 foram divulgados esta semana.
O ICILS avaliou a literacia digital e de utilização da informação dos alunos que frequentavam o 8.º ano de escolaridade, bem como as competências do pensamento computacional desses jovens. Participaram no estudo cerca de 3600 alunos portugueses de 13 e 14 anos.
Os alunos portugueses obtiveram uma pontuação média de 510 pontos neste domínio, significativamente acima da média dos países participantes (476 pontos), posicionando Portugal no 6.º lugar num total dos 31 países que cumpriram os requisitos de amostragem.
63% alcançaram, pelo menos, o nível 2 na escala de proficiência em CIL (50% na média internacional), o que significa que obtiveram 493 pontos ou mais. 21% alcançaram o nível 3 ou 4 da escala de proficiência em CIL (15% na média internacional).
As raparigas pontuaram 514 pontos e os rapazes 505 pontos, o que representa uma diferença estatisticamente significativa.
Existe uma correlação baixa entre os resultados em CIL e o estatuto socieconómico – escolaridade dos pais, profissão dos pais e número de livros em casa – dos alunos.
A experiência na utilização de computadores e o número de computadores que os alunos tinham em casa influenciou os resultados médios.
Cerca de um quarto dos alunos (26%) referiu utilizar dispositivos digitais na escola, para realizar trabalhos escolares, e mais de metade (52%) afirmou utilizá-los para outro tipo de atividades.
“Older people sit down and ask, ‘What is it?’ but the boy asks, ‘What can I do with it?’” – Steve Jobs