Escola Ciência EFP Ensino Clubes Opinião Livros PLNM Família Mais

Click

Jornal Escolar AE Muralhas do Minho | 2024-2025


Terra, minha querida Terra

Tiago Barbosa, 12.º A | 14-01-2025

Carl Sagan afirmou que não há outro lugar, pelo menos num futuro próximo, para onde possamos migrar. Goste-se ou não, de momento a Terra é o nosso lugar.

A Terra fotografada a um milhão de quilómetros de distância. @ NASA

Poderia estar aqui a pedir desculpa pelo mal que eu e todos os meus iguais te fizeram e têm feito, poderia chorar contigo todas as tuas dores, abraçar-te com força e declamar os mais lindos poemas ou contar as mais maravilhosas histórias para te fazer sentir melhor ou curar.

Sabemos que estás doente, isso já se nota em ti, tens febre, a tua temperatura média sobe a cada ano que passa, e com isso, tudo o que mora e está em ti é afetado: os animais, os ecossistemas e por fim, nós, a humanidade, o mais recente pedaço da tua existência. Somos uma criação tua, somos a mais inteligente, curiosa e aventureira de todas as tuas criações, com poder para fazer o melhor ou o pior, e depois de tanto mal que te temos feito, acho que está na hora de começar a fazer o bem, de te curar, de voltar a ver a tua felicidade, e de assim fazer com que te orgulhes da humanidade.

Mas temos um longo caminho pela frente. Inúmeras pessoas e empresas, depois de tantos anos à procura de ideias, começaram finalmente a chegar a soluções viáveis para te curar e fazer com que voltes a sentir saúde e uma homeostasia geral.

Para isso, devemos começar já por reduzir em 75% todas as emissões de gases que provocam efeito de estufa, substituindo-os por energias renováveis, como a energia eólica, hidroéolica e fotovoltaica. Isto é um começo, com esta medida poderemos começar imediatamente por evitar ainda mais a subida da tua temperatura, querida Terra, mas ainda temos muito que fazer. A substituição do plástico por outro material biodegradável, como o cartão, é outro passo muito importante, pois existem ilhas de lixo em cima de ti. Uma delas tem quase o tamanho do continente europeu, de certeza que deves sentir algum tipo de desconforto com esse lixo todo, ou até algumas cócegas.

E para finalizar, a utilização sustentável de recursos não renováveis, como a água, as árvores, os minerais e tudo o que está em ti. Eu sei que não gostas que se cortem muitas árvores, ficas com calvície, tal como nós, humanos, quando perdemos cabelo, e tendo em vista melhorar esse aspeto, no lugar de todas as árvores que forem cortadas irão ser plantadas umas novas. Para evitar uma utilização massiva de minerais, iremos reutilizar os já existentes em eletrodomésticos estragados, e iremos promover o tratamento das águas residuais para consumo da população.

Com tudo isto, vamos curar-te. Terra só há uma, és o nosso lar, o local que gostamos, onde nos sentimos felizes, o planeta que queremos dar a conhecer aos nossos filhos e futuras gerações. Vamos voltar a tornar-te um planeta saudável, belo e pacífico.

“The significance of our lives and our fragile planet is then determined only by our own wisdom and courage.” – Carl Sagan