Jornal Escolar AE Muralhas do Minho | 2024-2025
Apagão atinge Portugal e Espanha, deixando regiões inteiras sem luz
Risco | 29-04-2025
No dia 28 de abril, um apagão generalizado e inédito deixou o país paralisado durante horas. Muitas pessoas ficaram presas em comboios, no metro ou em edifícios, sem energia elétrica.
Apagão é o termo usado para referir o corte ou colapso temporário do suprimento de energia elétrica numa determinada área geográfica, podendo afetar regiões inteiras de um ou mais países. Foi o que aconteceu em Portugal e Espanha na segunda-feira, 28 de abril.
As causas podem ser diversas: acidentes; queda de linhas de transmissão; sobrecargas; paragem no funcionamento do sistema de geração ou de distribuição; ou ainda por medida de segurança nacional durante ataques aéreos em períodos de guerra.
Na segunda-feira, o apagão terá sido causado por uma desconexão da rede europeia, entre Espanha e França. No início da noite, a luz já tinha sido restabelecida em Valença, mas Tui permanecia na escuridão.
Blackout, o termo inglês para apagão, popularizou-se depois do colapso elétrico ocorrido em 1965, nos Estados Unidos e parte do Canadá, que deixou milhões de pessoas às escuras durante cerca de 12 horas. Mas o maior apagão da história, em relação ao número de pessoas atingidas, ocorreu na Índia, em janeiro de 2001, afetando mais de 220 milhões de pessoas.
No início do mês de abril, a Comissão Europeia aconselhava os cidadãos europeus a estarem preparados para possíveis situações de emergência que pudessem surgir.
Ler mais: O que fazer em caso de apagão?
“To expect the unexpected shows a thoroughly modern intellect.” – Oscar Wilde