Jornal Escolar AE Muralhas do Minho | 2024-2025
Emissões de rádio: instruções para a gravação de podcasts
Projetos | 24-01-2025
Hoje em dia, é simples gravar voz com uma qualidade razoável, recorrendo, por exemplo, a um smartphone. Nos vários sistemas, existem aplicações gratuitas que permitem gravações de boa qualidade. Em gravações no exterior ou interior podem seguir-se algumas regras básicas:
Para conseguir a melhor qualidade de som, convém encontrar o espaço que tenha menos reverberação, ou seja, menos eco. Basta bater as palmas numa cozinha ou num quarto para perceber o que é reverberação. A cozinha é o local onde, habitualmente, há mais “eco”. Normalmente, a melhor sala para gravar som é aquela que tem mais móveis, pois estes ajudam a “cortar” o eco. Numa biblioteca, o espaço que tiver mais livros é o mais adequado.
Depois de encontrar o melhor espaço, deve escolher-se o cantinho mais agradável para estar sentado a ler ou a dizer o que se quer gravar. O leitor/locutor deve colocar-se o mais perto possível do canto, de costas para a parede, com o telemóvel a cerca de um palmo da boca e experimentar gravar a voz. Se for uma turma inteira a participar, devem sentar-se em círculo, no espaço escolhido, e colocar o telemóvel no centro.
Quando a gravação for feita no exterior, deve aproximar-se um pouco mais o telemóvel da boca de quem estiver a falar. Como o microfone está em baixo, ao gravar voz, deve virar-se o aparelho.
No final, deve ouvir-se sempre a gravação para verificar se é preciso repetir ou se está em condições de ser enviada.
“Education... like democracy, is always in the making, forever incomplete, founded in possibilities.” – Maxine Greene