Escola Ciência EFP Ensino Clubes Opinião Livros PLNM Família Mais

Click

Jornal Escolar AE Muralhas do Minho | 2024-2025


À noite, na biblioteca, fala-se de amor

Biblioteca Escolar e Ler+ Qualifica | 31-01-2025

Para celebrar o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta, o Ler+ Qualifica dinamizou, na biblioteca escolar, uma atividade em que se falou de amor.

Romeu e Julieta é a história que todos os adultos mencionam como exemplo, quando as professoras lhes perguntam que histórias de amor conhecem. Sentados em círculo, falam das suas memórias ou, no caso dos formandos estrangeiros, dos costumes dos seus países de origem. No final da sessão, leram em voz alta a história de Pedro e Inês, cuja gravação será divulgada no dia 5 de fevereiro, nas redes sociais do Centro Qualifica.

Pedro e Inês, o amor eterno

Há muitos anos, no pequeno reino de Portugal, vivia um príncipe chamado Pedro.

Pedro cresceu e teve de casar com a bela e doce Constança, como determinava o contrato, e o belo casamento aconteceu.

Mas os príncipes não se amavam verdadeiramente como nos contos de fadas, pois Pedro não gostava verdadeiramente de Constança.

O príncipe amava Inês de Castro, uma aia de sua esposa, que a tinha vindo acompanhar.

Os anos passaram e Constança estava cada vez mais triste, até que um dia morreu ao dar à luz um bebé chamado Fernando.

Depois de Constança morrer, Pedro e Inês ficaram juntos, nos saudosos campos da cidade de Coimbra. Deste amor, nasceram quatro filhos: D. Afonso, D. Beatriz, D. Dinis e D. João.

O grande problema era D. Afonso IV, pai de Pedro, não gostar de Inês. Por isso, a conselho dos seus homens, mandou executá-la, na ausência de Pedro.

Quando Pedro regressou da sua caçada, encontrou o seu amor caído no chão, já sem vida.

D. Pedro ficou destroçado, mas nem por isso cruzou os braços. Mandou matar os assassinos e ordenou que fossem construídos dois túmulos magníficos, um para Inês e outro para quando ele morresse, que foram colocados no belo Mosteiro de Alcobaça.

D. Pedro I estava mais velho, até que chegou a sua hora.

E assim foi... Os dois amados puderam finalmente dormir o sono eterno, frente a frente, nos braços do belo e encantado Mosteiro de Alcobaça.

E o seu amor continua vivo no pequeno e belo reino de Portugal.

O texto foi lido em voz alta, em várias línguas, por: Raquel, Naresh, Cláudia, Paula, Ângela, Eva, Januacelé, Maygrete, Sónia, Paulo, Vikram e Manuela.

“Don’t waste your love on somebody who doesn’t value it.” – William Shakespeare, Romeo and Juliet