Escola Ciência EFP Ensino Clubes Opinião Livros PLNM Família Mais

Click

Jornal Escolar AE Muralhas do Minho | 2024-2025


Impacto da ação humana na natureza: como a ganância ameaça a vida na Terra

Diogo Lopes, 12.º A | 20-01-2025

Já faz algumas décadas que a preservação do meio ambiente e das suas espécies é um tema de relevância mundial e amplamente divulgado. No entanto, ainda são necessários grandes esforços e recursos para manter esta preservação.

Tarique Aziz / Ilustração para Down to Earth Magazine

Todos aprendemos, em algum ponto das nossas vidas, que certas espécies de plantas e animais já não existem ou estão a caminho desse destino. Por vezes, a sua extinção deve-se a fatores naturais e, outras vezes, é consequência da intervenção humana, da procura do benefício próprio, alimentado pela ganância. Ao longo da história e na atualidade, existem exemplos deste desrespeito humano pelos outros seres vivos do planeta Terra.

Um caso conhecido e antigo é o da ave Dodó, um animal descoberto por navegantes, que resultou ser uma presa extremamente fácil para qualquer pessoa, dada a sua lentidão e confiança. O que conduziu à sua caça massiva e eventual extinção às mãos do ser humano.

Outros exemplos mais atuais são a caça furtiva ao rinoceronte, única e exclusivamente pelo marfim, o que o aproximou da extinção, e a queima de hectares inteiros da floresta da Amazónia, realizada de forma clandestina para o benefício de empresas, colocando em risco espécies únicas de plantas e animais.

Com estes exemplos, é possível observar que o pouco interesse em proteger outros seres vivos se manifesta sempre que existe a possibilidade de se obterem benefícios através da exploração dos mesmos.

Embora tudo isto continue a acontecer, muitas e grandes organizações fazem esforços gigantescos para diminuir e, algum dia, deter esse tipo de atividades, mostrando que muitas pessoas e países possuem a convicção necessária para enfrentar tais casos. Logo, a melhor forma de combater a extinção de espécies é não fazê-lo sozinho, mas sim apoiando este tipo de organizações ou, inclusive, juntando-se a elas.

Em resumo, para garantir a preservação do meio ambiente, devemos ajudar os movimentos já existentes e que estão a caminho de tal objetivo.

“The significance of our lives and our fragile planet is then determined only by our own wisdom and courage.” – Carl Sagan