Escola Ciência EFP Ensino Concursos Opinião Livros PLNM Família Mais

Click

Jornal Escolar AE Muralhas do Minho | 2024-2025


Clareza nas aulas reduz a carga cognitiva e melhora a aprendizagem

Ensino | 31-03-2025

A clareza das aulas está positivamente associada aos resultados da aprendizagem e à motivação dos alunos.

Imagem: Edutopia

Um ensino caracterizado pela clareza implica:

Em estudos comparativos, foi demonstrado que os alunos que são ensinados utilizando estas técnicas de ensino:

Porque é que a clareza tem este impacto?

A clareza reduz a carga cognitiva, que pode interferir com a capacidade dos alunos para aprenderem novos conteúdos. Quando assistem a uma apresentação clara, os alunos passam menos tempo a tentar perceber que informação é relevante e qual é irrelevante. Há menos distrações. Isto faz com que seja mais fácil para os alunos armazenarem novos conhecimentos na memória de longo prazo.

Um artigo publicado em 2023 colocava a seguinte questão: “A clareza tem impacto na motivação dos alunos”? Os investigadores recrutaram 252 estudantes para participarem numa atividade de aprendizagem em que o nível de clareza foi manipulado pelos experimentadores. Depois de assistirem a uma apresentação de cinco partes baseada em texto, os participantes realizaram um pequeno teste para medir a sua compreensão. Foi-lhes também pedido que comentassem a sua experiência da aula.

Os alunos que foram expostos a uma aula mais clara sentiram uma menor carga cognitiva e obtiveram melhores resultados. Os investigadores também concluíram que estes alunos acabaram por apresentar níveis mais elevados de auto-eficácia, motivação e interesse.

Porque é que a clareza tem um impacto positivo na motivação dos alunos?

Os autores levantam a hipótese de que a motivação pode ser afetada pela carga cognitiva. Quando a carga na memória de trabalho é demasiado elevada, os alunos têm dificuldade em compreender os conteúdos. Nessas situações, podem começar a questionar as suas próprias capacidades. Isto leva a uma diminuição da auto-eficácia e da motivação.

Por outro lado, se os alunos experimentarem níveis mais baixos de carga cognitiva, sentir-se-ão mais confiantes. Isto aumenta o seu interesse e a autoconfiança.

Informação a reter: Tornar as aulas tão claras quanto possível, minimizando a carga cognitiva dos alunos, conduz a uma maior aprendizagem e a alunos mais motivados.

Fonte: The Science of Learning

“Learning is more than absorbing facts; it is acquiring understanding.” – William Arthur Ward