Jornal Escolar AE Muralhas do Minho | 2024-2025
Sala sensorial: um espaço de conforto, bem-estar e aprendizagem
Departamento de Educação Especial | 05-05-2025
A sala proporciona conforto e oferece uma grande quantidade de estímulos sensoriais.
A sala sensorial situa-se na Escola Básica de Valença. É um espaço onde predomina a luz, sons, cores, texturas e aromas, em que os sentidos — visão, audição, tato, olfato, paladar, vestibular e propriocetivo — são estimulados, proporcionando uma sensação de prazer e favorecendo o desenvolvimento intelectual.
A sala sensorial é um ambiente facilitador de aprendizagens e de descoberta de emoções e reações, que proporciona a aquisição de competências de forma lúdica numa dinâmica extracurricular. É um espaço calmo, seguro e agradável que torna possível abordar os vários sentidos — integração sensorial — e intervir ao nível comportamental, emocional, psicomotor e comunicativo.
Integra um conjunto diversificado de aparelhos de estimulação sensorial: projetor interativo, coluna de água, painéis tacteis, colchão de massagens, baloiço e um vasto leque de materiais sensoriais.
As sessões individuais desenvolvidas na sala podem realizar-se enquanto intervenção principal ou de forma complementar no processo educativo dos alunos em todos os níveis de ensino, do pré escolar ao secundário, com os seguintes objetivos:
A estimulação e regulação sensorial pretende melhorar o sucesso escolar dos alunos ao promover os processos de receção, processamento e assimilação da informação sensorial envolvidos na aprendizagem.
Na sala também se desenvolvem atividades de grupo, para alunos do 1.º ciclo — histórias sensoriais, para explorarem a sala e os seus materiais.
“Respect all the reasonable forms of activity in which the child engages.” – Maria Montessori