Jornal Escolar AE Muralhas do Minho | 2024-2025
12.º C revisita espaços importantes da vida económica e cultural do município
Turma 12.º C, com Helena Marques e Eulália Penas | 19-05-2025
As aulas de campo contam com o apoio da autarquia e conduzem os alunos à descoberta do forte legado patrimonial e identitário de Valença.
Nos dias 19 de fevereiro e 7 de maio, no âmbito das disciplinas de História, Sociologia e Cidadania e Desenvolvimento, os discentes do 12.º C e as respetivas professoras desenvolveram aulas de campo, com a parceria da autarquia de Valença, nomeadamente com as responsáveis pelo Museu Municipal de Valença, que guiaram a atividade.
As aulas de campo tiveram como objetivo dar a conhecer o património local de Valença do século XX, e sensibilizar os jovens para a necessidade da preservação da sua memória, para as futuras gerações.
A primeira parte da atividade focou-se nos seguintes locais, na Fortaleza: Pousada de S. Teotónio; Igreja Santa Maria dos Anjos e nicho da Sra. da Guia; Marco Miliário e antiga Prisão do período do Estado Novo; antigo Cineteatro; anterior edifício dos CTT; atual tribunal, finalizando com o contacto com a ala dos antigos combatentes no Cemitério Municipal.
A segunda aula de campo decorreu no exterior da Fortaleza, relembrando espaços importantes da vida económica e cultural do município: antiga Fábrica de Chocolate “Valenciana”; Estação do Caminho de Ferro; antigos hotéis – Alto Minho e Valenciano; casa da personalidade “5 Minutos”; antigo Colégio Português – Asilo Fonseca; antigo Mercado Municipal; e extintas unidades industriais de Valença – Sociedade Artística e Fábrica da Borracha.
Concluímos, realçando o contributo positivo desta colaboração entre a escola, autarquia e o Museu Municipal na construção da cidadania e intervenção crítica dos alunos.
“A people without the knowledge of their past history, origin and culture is like a tree without roots.” – Marcus Garvey