Escola Ciência EFP Ensino Concursos Opinião Livros PLNM Família Mais

Click

Jornal Escolar AE Muralhas do Minho | 2024-2025


Explorar Valença: quando o património e a educação andam de mãos dadas

Turma 3.º E, EB de Valença | 19-05-2025

O Agrupamento e a autarquia têm unido esforços para promover a valorização do património local através da dinamização de atividades dirigidas a todos os níveis de ensino. Esta é a experiência relatada pelos alunos do 3.º E.

Os alunos do 3.º E durante a visita ao Núcleo Museológico.

Valença é uma cidade de histórias e lugares para explorar. Podemos encontrar baluartes e guaritas, que eram pequenas casas onde os soldados vigiavam. As muralhas protegiam a antiga vila.

A Fortaleza de Valença é uma grande construção do século XII, que serviu para proteger das invasões espanholas e francesas.

As portas da fortaleza são quatro: Porta do Sol, Porta da Gaviarra, Porta da Coroada e Porta da Fonte da Vila. Outro ponto de interesse é o Paiol de Marte, onde eram guardados materiais como a pólvora. Também o Núcleo Museológico é um lugar para aprender mais sobre a história militar, incluindo os canhões.

Dentro da Fortaleza, encontramos a Praça da República, rodeada por edifícios com azulejos e onde existe a Casa Toga, que é a casa comercial mais antiga de Valença, datando de 1898.

Temos a Capela Militar do Bom Jesus, onde se guarda a imagem da Senhora do Carmo, protetora dos militares. Valença também tem bonitas igrejas.

O Arquivo Municipal guarda documentos antigos, que contam a história da cidade, o Foral é um deles.

Destacamos, ainda, o Museu do Bombeiro, que mostra materiais e carros antigos.

“From there to here, and here to there, funny things are everywhere.” – Dr. Seuss