Escola Ciência EFP Ensino Concursos Opinião Livros PLNM Família Mais

Click

Jornal Escolar AE Muralhas do Minho | 2024-2025


Sabes como é eleito o diretor de um Agrupamento de escolas?

Gestão Escolar | 26-05-2025

Decorre neste momento o chamado “procedimento concursal” para diretor do AEMM.

Ilustração: Satoshi Hashimoto

Em cada agrupamento de escolas, há um diretor responsável por tomar decisões importantes em relação à escola e ao seu funcionamento. É ele o principal responsável, por exemplo, pelos horários das turmas ou pela elaboração do plano com as atividades que se realizam ao longo do ano.

O diretor é eleito pelo conselho geral e podem concorrer ao cargo professores com experiência no ensino e qualificação para gerir a escola de um modo que seja benéfico para todos.

O concurso para diretor, que decorre neste momento, foi divulgado através de um aviso público. Os concorrentes apresentaram um currículo e um projeto de intervenção, explicando as medidas que consideram necessárias para melhorar a escola. Os candidatos são também entrevistados pelo conselho geral.

Após a discussão e apreciação dos documentos apresentados, e da audição dos candidatos, procede-se à eleição do diretor. É eleito aquele que obtiver a maioria absoluta dos votos dos elementos do conselho.

Cerca de dez dias mais tarde, o diretor-geral da Administração Escolar homologa o resultado da eleição, ou seja, aprova e confirma a votação realizada, tornando-a válida.

O próximo diretor do Agrupamento, cujo mandato terá a duração de quatro anos, tomará posse perante o conselho geral 30 dias após a aprovação dos resultados eleitorais.

“A democracy is more than a form of government; it is primarily a mode of associated living, of conjoint communicated experience.” – John Dewey