Escola Ciência EFP Ensino Concursos Opinião Livros PLNM Família Mais

Click

Jornal Escolar AE Muralhas do Minho | 2024-2025


Violência no namoro: porque é que o assunto é abordado até à exaustão?

PESBESV/PES | 29-05-2025

Em Portugal, o ano de 2025 começou com dados preocupantes relativos à violência doméstica. O número de mortes foi superior ao verificado no mesmo período do ano passado. E os indícios começam no namoro.

No âmbito do Projeto Escola sem Bullying. Escola sem Violência (PESBESV), realizaram-se, nos dias 15 e 22 de maio, três sessões sobre violência no namoro, uma iniciativa da Equipa da Saúde Escolar, em parceria com o PES.

As sessões foram dinamizadas pela Dra. Ivone Ricardo, do Centro de Saúde de Valença, e contaram com a participação dos alunos de todas as turmas do 7.º ano.

A violência no namoro acontece quando o nosso parceiro nos magoa física, emocional ou sexualmente, e nos controla, a nós e à relação. É um ato de violência, pontual ou contínuo, que tem como objetivo exercer o poder e controlar a relação.

A violência no namoro pode acontecer quer as relações sejam “sérias” ou não, menos ou mais longas. Aqui não há discriminação de género: tanto as raparigas como os rapazes podem ser violentos para com os seus parceiros.

As relações em que existe violência não são todas iguais e não é obrigatório que incluam violência física. Na mesma relação podem ocorrer várias formas de violência.

Nas sessões realizadas, foram exploradas diferentes situações de violência física, psicológica ou sexual.

“Todas as formas de violência no namoro têm como objetivo magoar, humilhar, controlar e assustar. A violência nunca é uma forma de expressar amor por outra pessoa,” referiu a Dra. Ivone Ricardo.

Amar é respeitar o outro.

Para saber mais: Violência no Namoro

“If we lose love and self-respect for each other, this is how we finally die.” – Maya Angelou