Início Ambiente Cidadania Prémios EFP Escola Livros Opinião Saúde Mais

EscolaPress

Jornal Escolar AE Muralhas do Minho | 2025-2026


Educação sexual em meio escolar

Saúde | 10-09-2025

A educação sexual em meio escolar tem caráter obrigatório e destina-se a todos os alunos que frequentam estabelecimentos de ensino básico e secundário.

Ilustração: Nathalie Jomard

A carga horária dedicada à educação sexual é adaptada a cada nível de ensino e a cada turma, não sendo inferior a seis horas para o 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, nem inferior a 12 horas no 3.º ciclo e no ensino secundário, distribuídas de forma equilibrada pelos três períodos do ano letivo.

Os objetivos mínimos contemplam os seguintes conteúdos, que podem ser abordados nas áreas disciplinares ou nas áreas curriculares não disciplinares.

Conteúdos para o 5.º e 6.º ano

Textos e atividades para o 5.º e 6.º ano

Isto é a puberdade!
Quando ocorre a puberdade?
Lidar com as emoções
Mais do que amigos?


Conteúdos para o 7.º, 8.º e 9.º ano

Textos e atividades para o 3.º ciclo

A adolescência
As principais transformações na adolescência
Amores e paixões
A atração pelo outro
Os adolescentes e o namoro
Sexualidade na adolescência


Conteúdos para o ensino secundário

Dimensão ética da sexualidade humana: sem prejuízo dos conteúdos já enunciados no 3.º ciclo, sempre que se entenda necessário, devem retomar-se temas previamente abordados. Nesta fase de estudos, há alunos que poderão eventualmente já ter iniciado a vida sexual ativa. A abordagem deve ser acompanhada por uma reflexão sobre atitudes e comportamentos dos adolescentes na atualidade.


“I truly believe the only way we can create global peace is through not only educating our minds, but our hearts and our souls.” – Malala Yousafzai