Escola Ciência EFP Ensino Concursos Opinião Livros PLNM Família Mais

Click

Jornal Escolar AE Muralhas do Minho | 2024-2025


UNICEF alerta para a situação das crianças na Faixa de Gaza

Mundo | 05-05-2025

A UNICEF afirma que as crianças enfrentam “um risco crescente de fome, doença e morte”, uma vez que Israel proíbe a ajuda humanitária ao enclave.

“Explore Gaza”, por Mr. Fish.

No início de abril, a UNICEF afirmava que pelo menos 322 crianças tinham sido mortas desde o início da nova ofensiva em Gaza, e 609 tinham ficado feridas durante o mesmo período. A maior parte destas crianças tinha sido deslocada e abrigava-se em tendas improvisadas ou em casas danificadas.

“O cessar-fogo em Gaza proporcionou às crianças da Faixa de Gaza uma linha de vida desesperadamente necessária e a esperança de um caminho para a recuperação”, afirmou Catherine Russell, Diretora Executiva da UNICEF. “Mas as crianças foram novamente mergulhadas num ciclo de violência mortal e de privação”.

Israel lançou a ofensiva em Gaza a 18 de março, acusando o Hamas de ter rejeitado uma nova proposta dos EUA para prolongar o cessar-fogo e libertar os 59 reféns ainda mantidos em cativeiro no território. O Hamas, por sua vez, acusou Israel de violar o acordo original, firmado em janeiro.

Na Faixa de Gaza, milhares de crianças palestinianas enfrentam uma ameaça crescente de fome, alertaram as Nações Unidas, à medida que o bloqueio contínuo de Israel a alimentos, água e outros fornecimentos essenciais ao território costeiro sitiado e bombardeado entra no seu terceiro mês.

Na sexta-feira, a UNICEF afirmou que, desde o início do ano, mais de 9.000 crianças foram admitidas para tratamento de desnutrição aguda. Mas a situação piorou desde que Israel impôs um bloqueio total ao enclave palestiniano.

Os jornalistas internacionais estão impedidos por Israel de entrar em Gaza de forma independente, pelo que não podem verificar os números de ambos os lados.

Fonte da imagem: The Chris Hedges Report
Ler mais: Declaração da Diretora Executiva da UNICEF, Catherine Russell

“In wars, it is always the children who suffer the most.” – T. A. Uner